Mineradora LKAB substituirá motores das correias transportadoras e economizará de 6% a 8% de energia

Por Conexão Mineral 22/11/2023 - 22:08 hs
Foto: LKAB
Mineradora LKAB substituirá motores das correias transportadoras e economizará de 6% a 8% de energia
Motores de 2800 kW e acoplados a sistemas de transmissão serão substituídos por modelo de 1600 kW

A estatal sueca LKAB vai modernizar equipamentos elétricos da extração de minério ferro Malmberget, norte do país, para economizar energia. 

Segundo a empresa, os motores e drivers que movem as correias de transporte da mina subterrânea, responsáveis por elevar o minério até a superfície, serão trocados por equipamentos mais eficientes da suíço-sueca especialista em automação ABB, que divulgou comunicado a respeito. 

Os motores hoje em uso, de 2800 kW e acoplados a sistemas de transmissão, serão substituídos por modelos 1600 kW. Por operarem sem conjuntos de engrenagens, esses motores demandam menos energia, manutenção, além de emitir menos ruído e calor. 

A LKAB diz que a troca vai economizar de 6% a 8% na energia demandada nas correias, que movem 15 milhões de toneladas de minério por ano.

“A atualização vai nos ajudar a ser mais produtivos e atingir as metas de consumo energético. A tecnologia da ABB também vai reduzir o custo operacional por tonelada”, disse Pär Sundqvist, engenheiro da estatal. 

A modernização será realizada nas manutenções pré-programadas do sistema de correias. Os equipamentos serão acoplados diretamente aos mancais, que se estendem por quilômetros em túneis construídos a profundidades de até 1250 metros. 

Os drivers e motores podem, ainda, ser customizados a depender do cenário encontrado no subsolo. A instalação e o comissionamento devem ser concluídos até agosto de 2025.